sexta-feira, 3 de junho de 2011

Marketing Católico - Nós Cremos, e por isso falamos

6º Encontro de Marketing Católico“Nós cremos, e por isso falamos”
 IICor 4,13 
 
Aconteceu em Recife (PE), nos dia 23 a 26 de maio, o 16º Encontro de Marketing Católico, promovido pelo IBMC (Instituto Brasileiro de Marketing Católico).  Com o tema “Cremos, e por isso falamos” (II Cor 4, 13) o encontro contou com a presença de 210 pessoas provenientes de várias partes do Brasil, 22 palestras e dois momentos de partilha nos Grupos de Interesse. Entre as diversas palestras, destaque para a conferência do Cardeal Dom Claudio Hummes, sobre o tema “Perspectivas da Santa Sé para a Igreja inserida nos novos tempos”, abordando os desafios do mundo moderno para as pastorais e a utilização dos meios sociais da mídia eletrônica em função da evangelização.

Em geral, as conferências  foram desenvolvidas por pessoas envolvidas e capacitadas em sua área profissional, inseridas em suas paróquias e na ação evangelizadora, e abrangeram uma diversidade de temas:  A organização de pastorais, A utilização da mídia eletrônica, Comunicação interna entre pastorais, Estruturação de eventos e captação de recursos, Dízimo. Tudo isto dentro de uma perspectiva de marketing aplicativo que valorize a evangelização sem perder a essência de Jesus Cristo salvífico que é a missão da igreja missionária, mas que as técnicas sejam aplicadas de forma clara em suas múltiplas funções e responsabilidades.  

As atividades nos grupos de trabalho enriqueceram o encontro e as partilhas de experiências tornaram os trabalhos produtivos diante da diversidade de pessoas de várias e dioceses, além das reflexões, muitas delas, orientadas pelos organizadores e bispos presentes. O aspecto cultural não foi esquecido, mas lembrado no passeio turístico religioso e na confraternização. 

O marketing não é apenas meio e solução definitiva para  questões evangelizadoras com as ferramentas que dispõem, mas a incorporação das técnicas pode ajudar a alcançar resultados sem achar a fé está à “venda”.  É uma ferramenta que auxilia e enriquece a Igreja inserida na evolução das tecnologias da eletrônica, da mídia de comunicação a serviço de todos, e inclusive da missão da Igreja.
 
Pe. Manoel Aparecido do Espírito SantoParoquia Divino Espirito Santo – Serra Azul/SP
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário